Liquidificador faz muito barulho- Veja o que pode ser

Se tem uma coisa que pode incomodar na cozinha, é um liquidificador barulhento. Quem nunca tentou fazer um suco de manhã, mas acabou acordando a casa inteira?

Eu já passei por isso e, confesso, fiquei pensando se o problema era o modelo do meu aparelho ou algo que eu estava fazendo errado.

Depois de investigar e aprender mais sobre o assunto, descobri que o barulho em excesso pode ter diversas causas, muitas delas simples de resolver.

Vou compartilhar com você tudo o que aprendi para ajudar a reduzir o ruído do liquidificador e deixá-lo funcionando de forma mais silenciosa.

Encaixe Incorreto das Peças

Uma das primeiras coisas que observo quando meu liquidificador está muito barulhento é se o copo está bem encaixado na base. Às vezes, com a pressa, colocamos o copo sem pressioná-lo bem na base, e isso pode causar vibração excessiva e ruídos mais altos.

Como Resolver isso?

Certifique-se de que o copo está bem na base antes de ligar. Gire até sentir que ele travou correto. Além disso, verifique a tampa – se ela não estiver bem ajustada, pode vibrar e contribuir para o barulho.

Dica Extra

Essa também é uma boa hora para verificar se não há resíduos, como restos de alimentos, presos no encaixe entre o copo e a base. Eles podem atrapalhar o encaixe e aumentar o ruído.

Desgaste da Borracha de Vedação

Outro motivo comum para o barulho excessivo é o desgaste da borracha de vedação. Essa peça tem a função de evitar vazamentos na base do liquidificador e ajudar a ajustar e estabilizar as lâminas. Com o tempo, ela pode se desgastar, ficar frouxa ou até apresentar rachaduras, comprometendo o funcionamento do aparelho e aumentando o ruído durante o uso.

Como Resolver?

Eu sempre aconselho inespecionar a borracha de vedeção regularmente. Caso esteja desgastada, uma solução é simples: compre uma borracha de reposição compatível com o modelo do seu aparelho. Substituir essa peça é rápido e pode fazer uma diferença na redução do barulho.

Cuidado

Ao trocar a borracha, limpe bem o local onde ela fica para removedor possíveis resultados que possam causar vibração.

Lâminas Desgastadas ou Desalinhas

Já reparou que, com o tempo, as lâminas do liquidificador podem começar a fazer mais barulho? Isso acontece porque elas podem se desgastar ou até mesmo se desalinharem com o uso constante. Esse desgaste não apenas afeta o funcionamento do motor, mas também gera ruídos mais altos e incômodos durante o uso.

Como Resolver?

Aposentar-se como lâminas e faça uma inspeção visual. Caso estejam muito desgastadas ou com pecados de desalinhamento, é hora de trocá-las. Substituir como lâminas é fácil e pode ser feito em casa, desde que você utilize peças originais e sigas como instruções do fabricante.

Dica Extra

Evite bater ingredientes muito duros sem líquido, como gel em excesso ou alimentos seguros, pois isso contribui para o desgaste mais rápido das lâminas.

4. Problemas no Motor

Se o barulho vem acompanhado de cheiros de queimado ou se parece que o motor está forçando mais, pode ser que o problema esteja sem próprio motor do liquidificador. Isso pode contar com o excesso de uso ou quando ou aparelho é submetido a uma carga maior do que ele suporta.

Resolvedor Como?

Nesse caso, é importante agir rapidamente. Desligue o aparelho imediatamente e deixe-o esfriar antes de usá-lo novamente. Se o problema persistir, recomendo levar o liquidificador a uma assistência técnica para uma avaliação mais detalhada. Insistir no uso pode agravar os danos.

Prevenção

Para evitar problemas sem motor, respeite uma capacidade máxima do copo e não força o aparelho com alimentos muito densos sem adicionar líquidos.

5. Base Mal Posicionada na Bancada

Já acontecu comigo de o liquidificador fazer muito barulho porque uma base estava em uma superfície desigual ou muito rígida, como uma bancada de mármore. Nessas situações, o som das vibrações parece até amplificado.

Resolvedor Como?

Coloque o liquidificador sobre uma base estável e, de preferência, em um local que ajude um absorvedor como vibrações, como uma toalha ou um suporte de silicone. Isso não só reduz o barulho, mas também dá mais firmeza ao aparelho durante o uso.

Dica Extra

Sempre verificado se os pés antidrapantes do liquidificador estado em bom estado. Se estiverem gastos ou ausentes, isso também pode aumentar uma instabilidade e o ruído.

6. Parafusos ou Componentes Soltos

Com o tempo, o uso constante pode fazer com que alguns parafusos ou pessoas internas do liquidificador fiquem soltos, aumentando os ruídos durante o funcionamento.

Resolvedor Como?

Desconecte o liquidificador da tomada e, com cuidado, inespecione os parafusos que prendem tanto como lâminas quanto uma base do aparelho. Se você notar algo frouxo, aperte manualmente ou com uma ferramenta adequada. Para componentes internos, prefira buscar ajuda técnica.

7. Ruídos Naturais de Alguns Modelos

Por fim, é importante lembrar que alguns modelos de liquidificadores são mais barulhentos do que outros, especialmente aqueles com motores mais potentes. Nesse caso, o barulho pode ser normal para o aparelho, mas não significa que você não possua tentar reduzi-lo.

Resolvedor Como?

Se o barulho for muito incômodo, considere investir em bases de amortização específicas para liquidificadores ou trocar o modelo por um mais silencioso. Muitas marcas oferecem opções desenvolvidas para reduzir o ruído sem comprometer uma potência.

Conclusão

Um liquidificador barulhento pode ser incômodo, mas, na maioria das vez, o problema tem solução. Desde verificar o encaixe das peças até trocar componentes desgastados, existem diversos cuidados que você pode tomar para reduzir o ruído e prolongar a vida até o aparelho.

Agora que você conhece como possíveis causas e soluções para esse problema, outros à obra! Teste essas dicas e veja como seu liquidificador pode voltar a funcionar de forma mais silenciosa. E se o problema persistir, lembre-se de procurar um técnico de confiança. Assim, você garante ou bom desempenho do seu aparelho e sempre mais de caboça no futuro.

Deixe um comentário